sexta-feira, 6 de julho de 2012

Há um ano, o Cerâmica fazia história


Há exatamente um ano, 6 de julho de 2011, o Cerâmica Atlético Clube conquistava o acesso para a primeira divisão do futebol gaúcho, em um empate suado, em uma das partidas mais importantes da história do clube, diante do Avenida.

Após um primeiro tempo de muito nervosismo entre as duas equipes, o segundo tempo guardou todas as emoções. O Cerâmica não marcou, mas também não deixou o adversário marcar, principalmente após uma série de defesas inacreditáveis do goleiro Donizetti.

 Ao ouvir o apito final do árbitro Vinícius Costa, a emoção foi grande. Entre sorrisos e lágrimas, todos soltaram o grito: “Primeira Divisão!”
 Na época, a imprensa gaúcha apontou a conquista como um feito extraordinário para um clube com apenas quatro anos no futebol profissional.
 Força dentro e fora dos gramados
 O Cerâmica foi a campo contra o Avenida com apenas um desfalque: o volante Rafael Carvalho, que estava suspenso devido ao terceiro cartão amarelo.
 Assim, o CAC jogou com Donizetti; Jeferson, Djair, Marcão e Pedro; Robson, Liniker, Guto (Fernando) e Thiagão (Rogerinho); Dinei (Sidney) e Cidinho.
 O técnico da conquista do Acesso foi o jovem Lico Freitas, que assumiu a equipe no final da 2ª fase da competição. Lico substituiu Luis Eduardo.
 Ainda na comissão técnica, estavam os preparadores Felipe Harzheim e Paulo Vinhola, o auxiliar Felipe Linck, o preparador de goleiros Palmieli, o massagista Rebolo e o roupeiro Fogão.
 Os protagonistas da grande conquista
 Do plantel de atletas do Cerâmica que conquistaram a sonhada vaga para a elite do futebol gaúcho, nove jogadores permanecem no Cerâmica, sendo que oito atuam como titulares na Série D do Campeonato Brasileiro.
 O ex-goleiro Donizetti, uma das estrelas do empate sem gols contra o Avenida, atua hoje como preparador de goleiros do clube.
 Os zagueiros Djair e Marcão, o lateral esquerdo Pedro, os volantes Rafael Carvalho e Robson, o meia-atacante Rogerinho e os atacantes Dinei e Cidinho seguem defendendo as cores do clube gravataiense.
 Sonho construído ao longo dos anos
 Para o presidente do Cerâmica, Decio Vicente Becker, a conquista do Acesso não foi construída em uma campanha, mas ao longo de toda a trajetória do clube desde sua profissionalização.
 “Assumi o clube em 2006 e logo percebemos que seria possível profissionalizar o Cerâmica. Tornamos o clube profissional no início de 2007. Mas nós queríamos mais. E ao custo de muito trabalho e persistência conseguimos levar o Cerâmica para a primeira divisão. Hoje, o clube deixou de ser dúvida. O Cerâmica está consolidado na elite do futebol gaúcho”, afirma o presidente.
 Gerente de Futebol Profissional na época da conquista e hoje responsável pelas obras de ampliação do estádio Antônio Vieira Ramos, Paulo Cézar Magalhães afirma que chegou ao clube vendendo sonhos.
 “Cheguei no clube a convite do presidente Decio Becker e vendi para ele a ideia de que era possível profissionalizar o Cerâmica. Com o clube profissionalizado, eu vendi a ideia que era possível o clube jogar a primeira divisão. Eu parecia um vendedor de sonhos. Hoje é tudo realidade. Não foi fácil, mas a própria Federação Gaúcha de Futebol reconhece o Cerâmica como um modelo entre os clubes do interior”, ressalta PC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário