sexta-feira, 30 de abril de 2021

UM CAMPEÃO CHAMADO CRISTIANO VANNI

Na Cohab B, aqui em Gravataí, temos um morador ilustre, é o Cristiano Vanni, 32 anos, um multi campeão em Karatê, hoje professor e técnico da seleção Gaúcha.

Cristiano Vanni, iniciou a prática do Karatê em 2000, através de um Projeto social oferecido na época pela Prefeitura de Gravataí, desde então foi acumulando títulos e conquista dentro desta arte marcial.

Em suas competições, tanto Nacionais como Internacionais, Cristiano representou alguma das melhores equipes do Brasil, entre elas  Presidente Prudente (SP),   Tarabai (SP), Santana de Parnaíba (SP), Chapecó (SC), Tubarão (SC) e varias  equipes gaúchas e seleção Brasileira e Gaúcha.

Entre as principais conquistas, estão vários Campeonatos Estaduais, Nacionais e até mesmo  Internacionais, onde conquistou seis medalhas, sendo uma de Ouro, duas de Prata e três de Bronze.

Chegou a aposentadoria

Muitas lutas, muitas competições, muitos treinos, chega um momento que atleta de alto rendimento conclui, que é a hora de mudar seu rumo, Cristiano aposentou-se dos Tatames como atleta, mas não abandonou o Esporte e virou um professor e em seguida, técnico da seleção Gaúcha de Karatê.

Como Professor, Cristiano formou vários atletas medalhistas, que participaram de diversos campeonatos de todos os níveis, em especial, um aluno seu tornou-se recentemente, vice-campeão Mundial, pelo projeto OSS.

OSS é um Projeto Social de Karatê, que este atleta coordena e também é o técnico da seleção Gaúcho e também Secretario da Presidência da Confederação Nacional de Karatê (CNKB).

Origem do Karatê

O Karatê é uma arte marcial desenvolvida nas ilhas de Ryukyu, agora Okinawa, no Japão. Ela se desenvolveu a partir das artes marciais indígenas das Ilhas Ryukyu, sob a influência de artes marciais chinesas, particularmente Fujian White Crane.

O Karatê é uma arte de golpes, usando socos, pontapés, golpes de joelho, cotoveladas e técnicas de mão aberta. Um praticante de karatê é chamado um karateka.

Karatê no Brasil

O Karetê veio para o Brasil em 1959, com a vinda do Shihan Sadamu Uriu, o povo brasileiro pode conhecer o melhor do Karate-Do.

Com o avanço desta modalidade, outros educadores vieram do Japão, e em 1969,  a Confederação Brasileira de Pugilismo, promoveu o 1º Campeonato Brasileiro de Karatê.

No ano seguinte, o Brasil participou do 1º Campeonato Mundial, realizado no Japão, e em 1975, o mestre Uriu trouxe, pela primeira vez ao Brasil, o GM Masatoshi Nakayama, que ministrou um curso de aperfeiçoamento técnico no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário