segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Verão com atividades nos Núcleos esportivos de Gravataí


Abaixo de sol forte e do calor crianças e adolescentes divertiram-se com uma bola no campo do Três Estrelas, localizado no bairro União, próximo ao centro de Gravataí, durante as tardes da última semana. O que para eles é apenas uma brincadeira, para a Secretaria Municipal de Esportes significa mais um dia de atividades dos Núcleos Esportivos da Prefeitura.
O Núcleo de Futebol, que contempla a faixa etária de 4 a 16 anos, tem frequentadores assíduos, que participam da aula com duração de duas horas e, mesmo após seu término, ocupam o campinho de várzea mais próximo para continuar a diversão. Para o pequeno Pedro Lucas, de sete anos, o Núcleo é uma oportunidade e tanto. “É bom participar e me sinto muito feliz jogando futebol com um professor”.
Enquanto isso, o Núcleo de Ginástica para mulheres realizava sua atividade na Associação de Moradores da Cohab C (Ascoma). Com cerca de 30 inscritas, o grupo de ginástica aeróbica funciona periodicamente e preenche o cotidiano das moradoras com qualidade de vida, como relatou Maria Eva Pedro Nunes. “Eu sentia muitas dores no corpo antes de participar. Hoje, minha saúde melhorou muito. Amo isto aqui e conto os dias para vir à aula de novo!”.
Da iniciativa do presidente da Ascoma, Valdemir Suthoff, surgiu o núcleo no local. “Fomos até a Prefeitura à procura de uma pessoa que pudesse nos orientar para a prática de um esporte no nosso bairro e logo tivemos o grupo implantado”, lembrou.
No Centro, crianças, jovens e adultos compartilhavam o mesmo tatame. O Núcleo de taekwondo, que acontece na igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, possui cerca de 35 participantes. As aulas são gratuitas, cabendo ao aluno apenas a despesa com o uniforme. Para o professor Israel Bravo Vieira, ensinar a atividade esportiva é uma satisfação e auxilia no seu crescimento profissional. “Não são todas as cidades que oferecem a modalidade de graça à população, e, a cada dia, ganho mais experiência na convivência com eles”, ressalta.
O papel dos Núcleos Esportivos na comunidade é de grande importância, na avaliação do participante e bispo da igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Danilo Damião Machado Batista. “Além de fortalecermos o esporte, tornando-o acessível à população, também conseguimos manter nossa Igreja aberta a todos”.

Os Núcleos Esportivos
Atualmente, a Prefeitura disponibiliza 30 núcleos, com 18 professores qualificados e que se dividem em diferentes regiões de Gravataí, disponibilizando cerca de 100 horários distintos, para a prática de atividades desportivas.
Esportes de luta, como o taekwondo e o caratê, bem como modalidades aeróbicas, como a ginástica e a caminhada orientada, também são oferecidas por uma equipe de professores de educação física e estagiários. Pessoas idosas, inclusive, contam com um núcleo especial para elas, provando que a realização de atividade física não tem idade.
Para o secretário da pasta, Sérgio Oliveira, o programa Núcleos Esportivos é a medalha de ouro. Um dos grandes orgulhos da secretaria. “É um trabalho muito especial e queremos continuar aprimorando e estendendo o projeto para localidades que ainda não o tem, pois o esporte é um direito de todos”, ressaltou.
Proporcionar melhor qualidade de vida, através de atividades desportivas, não tem preço, para a supervisora dos Núcleos, Denise Vargas. Ela responsável por verificar o bom atendimento do projeto nas comunidades. “A gratificação em ver as pessoas felizes e satisfeitas é o nosso grande presente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário